Comunicação Empresarial e Comercial

Comunicação Empresarial

É seguro dizer que a comunicação é um dos pilares para o sucesso de uma empresa.

As marcas que não sabem se comunicar de maneira clara e eficiente com o seu público interno e externo tendem a enfrentar sérias dificuldades para se manter competitivas e relevantes no mercado.

E com o surgimento de novas tecnologias digitais, as estratégias precisaram ser adaptadas para que fosse possível estabelecer uma linguagem empresarial que contemplasse novos canais e novas dinâmicas de relacionamento entre as empresas e seus diferentes públicos.

O que é Comunicação Empresarial?

Podemos definir o que é comunicação empresarial como um conjunto de estratégias e esforços que a empresa dedica ao estabelecimento de uma comunicação clara, objetiva e eficiente com seu público interno e externo.

Trata-se de uma série de processos e ações que visam fazer com que a mensagem correta chegue até as pessoas certas e no momento adequado.

A comunicação empresarial busca garantir que as informações circulem sem ruídos entre os agentes envolvidos na dinâmica organizacional, evitando interpretações equivocadas.

Além disso, há também uma preocupação em utilizar os canais de comunicação empresarial mais adequados para cada público – de dentro e de fora da organização.

Quais são os 3 pilares da Comunicação Empresarial?

Para que você possa entender melhor o que é comunicação empresarial, vale a pena pontuarmos quais são os 3 pilares que sustentam as estratégias dessa importante área do negócio.

1. Institucional

O pilar Institucional da comunicação empresarial se refere às ações voltadas ao posicionamento da marca e à construção de uma imagem pública.

 

2. Gestão

Esse pilar trata da cultura organizacional e da difusão dos valores da empresa para as equipes internas.

Trata também de estabelecer mecanismos para a troca de informações, visando a colaboração entre áreas e equipes, líderes e liderados e entre colegas. O fluxo dessas informações deve ser tanto vertical (entre os níveis hierárquicos da empresa), como horizontal, entre colegas e departamentos.

Além disso, inclui o treinamento e capacitação dos colaboradores.

3. Mercado

O terceiro pilar da comunicação empresarial se refere às estratégias de marketing para divulgar a empresa e suas soluções para o público que ela se propõe a atender.