Design digital -
1º DS - plano da disciplina

Layout, Legibilidade e Leiturabilidade

Função

Elaborar interfaces visuais

Atribuição e Responsabilidades

Desenvolver elementos gráficos para aplicativos e sites.

Valores e Atitudes

  • Incentivar a criatividade. 
  • Respeitar as manifestações culturais de outros povos.
  • Estimular o interesse na resolução de situações-problema.

Competência

1.Desenvolver interfaces visuais para aplicativos e sites.

Habilidades

1.1 Manipular ou construir elementos visuais para aplicativos, sites.

Orientações

Observações – propostas de interdisciplinaridade – Sugestões de práticas didáticas: 
  • Sugere-se que o professor promova a interdisciplinaridade entre os componentes disciplinares Arte (cores, sombras, perspectivas) e Programação Web (padrões de layouts).
Consultora Web

Bases Tecnológicas

Conceitos de Design Gráfico aplicado à construção de aplicativos e sites

Softwares para edição e tratamento de imagens estáticas e em movimento

Teoria das cores

  • Círculo cromático;
  • Monocromia e cores neutras;
  • Harmonia das cores:
  • Cores complementares;
  • Analogia monocromática.
  • Sistemas de cores (RGB / CMYK / Pantone / HSB / LAB.)

Composição

  • Introdução à Gestalt;
  • Ponto, linha, forma, direção, textura, dimensão, escala e movimento;
  • Contraste e harmonia.

Tipografia

  • Serifa;
  • Sem serifa;
  • Artística;
  • Indefinida.

Definição de formatos, resolução, tamanho de imagens

  • Ai, cdr, pdf;
  • Indd, swf, folio, epub, pdf;
  • Bmp, jpg, jpeg, gif, png, psd, pdf;
  • Imagem raster (bitmap, píxel) e vetor;
  • Otimização de imagens;
  • Como e quanto utilizar e formas de gravação.

Recursos para a criação/manipulação de imagens para a construção de botões, banners, logomarca, direitos autorais e direitos de uso de elementos visuais (imagem, desenho, animação, vídeo, áudio, entre outros.)

  • Creative Commons;
  • Implicações legais da utilização de materiais de terceiros.

Planejamento visual e leiaute

  • Desenvolvimento do leiaute;

     

  • Prototipação de baixa fidelidade e alta fidelidade;

     

  • Modelagem da Navegação;

     

  • Regras (Heurísticas) de usabilidade.

Grid (grade) de meios impressos e digitais

  • Sites;
  • Mobile;
  • Revistas.