1. Considere o objetivo do site:
O layout deve ser pensado juntamente com o objetivo do seu negócio.
Assim, se seu negócio é voltada para e-commerce, então o layout terá algumas particularidades relacionadas a esse segmento. Que por sua vez será diferente de um layout destinado para um blog de viagens, por exemplo. O layout deve seguir o segmento do seu site.
2. Um layout deve transmitir a identidade da empresa
Vamos supor que você tem uma empresa de tecnologia, se o seu site tiver uma aparência ultrapassada ou não estiver atualizado de acordo com as últimas tendências de UX, por exemplo, a credibilidade do seu negócio pode ficar abalada.
Por isso, tenha em mente que quando um visitante entra em seu site, e começa a explorar as páginas, ele irá criar uma imagem da sua empresa baseada no seu site, não apenas no que está oferecendo.
Além disso, não faz sentido a sua empresa ter uma identidade visual sofisticada e clean, por exemplo, mas o seu site ser ultrapassado e poluído.
3. Invista em responsividade e acessibilidade:
Um site responsivo é aquele que não importa em qual tela estiver navegando, a experiência do usuário não será comprometida. Isso é muito importante, pois, atualmente todo mundo acessa a internet através do celular.
Além disso, precisa ser acessível para todos. Assim, o usuário precisa encontrar todas as informações independente se estiver acessando por dispositivos móveis ou se ele tiver alguma deficiência ou não ter muito contato com tecnologia.
4. Siga um padrão:
Você sabia que nosso cérebro, inconscientemente, identifica padrões o tempo todo? E quando navegamos em um site, isso também acontece. Para seu site ficar padronizado, é fundamental seu projeto se inicie com um Style Guide.
Nele, serão definidas no máximo 2 ou 3 tipografias nas páginas, a paleta de cores, estilos de botões, ícones e outros elementos essenciais que ajudarão a seguir um padrão durante o desenvolvimento do site.
5. Menos é mais:
Nem sempre o uso de muitos recursos visuais é a melhor alternativa para atrair os usuários. Não tenha medo dos espaços em branco. Os chamados “espaços negativos” ajudam a aumentar a legibilidade e priorização de conteúdo. De modo geral, é importante que os recursos visuais, banners e propagandas sejam inseridos de acordo com o segmento do seu negócio.
6. Torne a navegação mais rápida para o usuário
Todo mundo detesta navegar em site lento. Se o seu site estiver com uma velocidade baixa, muito provavelmente. as pessoas irão sair da sua página rapidamente. Muitos sites enfrentam problemas com a navegação lenta por conta das imagens. Desse modo, é importante que o profissional que esteja projetando o seu site inclua as imagens compactadas e com o tamanho ideal para uma boa navegação. Uma dica para medir a velocidade do seu site é usar ferramentas como o Google PageSpeed.