Já tentou ligar um computador sem Sistema Operacional? O que acontece? Nada. É como um corpo sem alma. O hardware é o corpo físico e o Software Sistema Operacional a sua alma. Um não funciona sem o outro e nem consegue evoluir mais rápido do que o outro, como a décadas atras.
Software responsável por montar uma interface gráfica entre o usuário (humano) e o Hardware. Não são só os computadores que possuem SO, os tablets, celulares.
O sistema operacional é um software, ou um conjunto de softwares, que tem como papel gerenciar e administrar todos os recursos presentes em um sistema. Isso envolve desde os componentes do hardware e sistemas de arquivos até programas de terceiros. Ao fazer isso, ele garante a interface entre usuário e computador.
Os próprios logos falam por si! Quem já usou um computador já viu um desses simbolos. Quem já usou celular já viu o Android. O mais desconhecido é o Linux, não significa que seja inferior, só que por ser software livre, não se gastas fortunas com propaganda.
Click no link abaixo, e veja a lista dos SO mais usados.
Esta funcionalidade é construída sobre a gerência de dispositivos e visa criar arquivos e diretórios (pastas), definindo sua interface de acesso e as regras para seu uso. É importante observar que os conceitos abstratos de arquivo e diretório são tão importantes e difundidos que continua sendo usado nos dispositivos móveis.
Os arquivos físicos são aqueles organizados em pastas, que são guardados em gavetas e armários, impressos em papel. Já os arquivos digitais são aqueles que são gerados em computador e ficam arquivados em dispositivos como tablets, celulares e etc.