Durante muitos anos consumimos de acordo com o que víamos na publicidade em massa (TV, revistas), o que os amigos compravam e indicavam, mas o tempo passou e a Internet trouxe ao usuário comum o direito de escolha. Hoje somos consumidores ATIVOS, com iniciativa, munidos de ferramentas de busca (Google, Yahoo, Bing…), para sanar todas as dúvidas.
Com a Internet criamos o hábito saudável de pesquisar mais, antes de comprar, nós temos opções. Comparamos preços, marcas, detalhes dos produtos, lemos os comentários de quem já comprou e entramos no Reclame Aqui para ter referências da Loja.
Cada consumidor criou as suas regras de pesquisa, antes de uma compra, eu me apego a detalhes que poucos consumidores se atentam, a voltagem do produto, porque já comprei secador de cabelo 220V e só tinha tomada 110 V, quanto consome de energia, leio tudo e não compro em lojas sem descrição técnica do produto e regras se precisar trocar.
Só compramos onde nos sentimos bem tratada. Já aconteceu do meu marido comprar uma escada na Loja do Mecânico, achando ser de alumínio, o erro foi do meu marido. Ele mandou um email explicando a situação, no dia seguinte o boleto com a diferença do preço foi pago em uma semana vieram buscar a escada e trazer a de alumínio. Já fizemos muitas outras compras e passei a ser Cliente Defensora, indico sem preocupação.
Você Empreendedor, independente da área, conhece seu público alvo? Hoje só os dados cadastrais não são mais suficientes, se você quer que o cliente potencial compre, volte a comprar e melhor ainda, defenda a sua marca, indicando para amigos no boca a boca e nas redes sociais. Trate o seu cliente bem, tenha um relacionamento mais intimo, a ponto dele sentir que o seus produtos são feito pra ele. “Nem precisava tanto, mas comprei porque foi feito sobre medida pra mim!”. O contrário, se o produto chegar atrasado, entregar errado, com defeito, se não for o site descrevia, se não der atenção e resolver o problema rapidamente, perde o cliente e ganha um inimigo. Ele vai reclamar no link do produto, no site do Reclame Aqui e no Procon.
Os produtos e serviços que vão conseguir crescer no mercado, são os mais personalizados e pessoais, mesmo sendo produzido em escala.
As marcas que vão cada vez mais se destacar são as que possuem credibilidade espontânea, que parte da troca de experiência entre os clientes. Em um Infelizmente a Internet tem muita propaganda enganosa, os visitantes estão mais desconfiados, com razão, em um passado breve, fomos inundados de campanhas falsas, que causaram insegurança e desconfiança no clientes.
Hoje os consumidores observam mais se a produção é sustentável, se o Empreendimento colabora com obras sociais em ambientais, se o direito dos funcionários são respeitados e a inclusão é uma tendência que tem que ficar.
“A “lição de casa” ficou muito mais árdua para os profissionais de Marketing e Publicidade. Neste novo modelo, a qualidade e a intensidade do relacionamento entre a marca e o consumidor é o principal fator de sucesso. As estratégias a serem executadas são muito mais complexas.” Tércio Strutzel – Livro Presença Digital
http://www.livropresencadigital.com.br/pdf/amostraPresencaDigital.pdf