Nem todas as pessoas acreditam precisar de uma consultoria. Não gostam de falar dos problemas do seu Empreendimento, pior, alguns acreditam não ter problemas a serem resolvidos, mas precisam vender mais com urgência. Então durante a conversa, que eu chamo de Análise de Requisitos, onde tenho um check-list de perguntas, onde o cliente acaba se abrindo, explicando a situação, quais os problemas, os objetivos e seus sonhos para o futuro.
Preciso de um desabafo! “Preciso vender, porque estou endividado”, “Quero que a minha marca fiquei conhecida.”, “Tive muitas reclamações na Internet e as vendas diminuíram.” Quanto mais completa a Análise de Requisitos, mais eficiente serão as estratégias.
São situações bem diferentes, cada cliente é único, mesmo tendo a mesma área de atuação, toda a estratégia vai ser personalizada de acordo com as necessidade e os objetivos do cliente.
Duas empresas plantam e vendem café. A primeira produz e vende em grande quantidade, já tem uma presença na web e sua marca já é conhecida nas cidades próximas. O desejo do cliente é alcançar novos mercados, expandir para todo o estado, vendendo para supermercados, pacotes de 1/2 e 1kg prensado a vácuo. O Segundo produz pouco, seu café foi premiado e é vendido como gourmet. A primeira ideia é fortalecer a venda para a Europa. A segunda é vender para as cafeterias brasileiras para ser moído na hora, vende a xícara, por um preço alto, procurado por apreciadores de café.
Ambos são produtores e vendedores de café, mas o público alvo e as necessidades de divulgação do produto e da marca são muito diferentes.
Para o cliente erros de processo ou se está atravessando problemas financeiros, porque grande parte dos Empreendedores acha desnecessário a Presença na Web. Na conversa precisamos de sinceridade, porque toda as estratégias serão embasado nessas anotações.
não é detalhe, é exatamente o que temos que tratar com estratégias de Marketing, para fortalecer a marca, melhorar a Presença na Web, divulgar nas Redes Sociais.
São para o consumidor, para quem está construindo ou reformando. A grande maioria são homens (pedreiros, eletricista, encanadores, etc), que recebe comissão por nos indicar para seus clientes, que vem na loja só no dia do pagamento. os valores variam de acordo com a construção ou reforma. Vendemos também direto para o cliente, ferramentas ou produtos para pequenos reparos.
Direto no balcão ou através do telefone. Os clientes tem reclamado que precisam de várias tentativas, porque a linha está ocupada. A maioria dos clientes que ligam, pedem entrega do produto na residência.
Estamos localizado em um ponto estratégico. Só temos clientes antigos que já conhecem a loja, mas pelo estoque e fornecedores que temos, podemos atender mais clientes.
É comum como resposta “Nosso produto é bem melhor” – pode realmente ser melhor, mas se ele tiver uma estratégia de atendimento mais bem elaborada, o seu cliente vai comprar do concorrente. Existem outros depósitos menores, mas nenhum no mesmo bairro.
Fichas com os dados dos clientes que compram mais, para cobrar em caso de atraso. Possuem Google Meu Negócio, com telefone e endereço, sem a lista de produtos que vendem. Não possuem Site, nem redes sociais.