Explicando o que eu faço. Fui juntando conhecimento em informática, estudo desde os 18 anos, fiz desde o curso Técnico, Graduação e Especialização relacionados a Computação e educação. Trabalhei com o professora, com desenvolvimento, designer instrucional, Marketing Digital, AVA – ambiente Virtual de Aprendizagem…
Quem trabalha com informática, tem que estar sempre estudando. Eu que sou apaixonada por desenvolvimento Web mais ainda, porque surge coisas novas todos os dias, tudo muda muito rápido. Então, estudar faz parte do processo e eu gosto. A ideia da Consultoria Web, foi acontecendo naturalmente.
Eu tenho o dom de Ensinar, então o desejo de dividir o meu conhecimento, sempre esteve evidente. A ideia é exatamente essa, dividir minhas experiências com quem está começando a Empreender, ou pra quem já tem seu Empreendimento formalizado e precisa aumentar o alcance a clientes potenciais.
Independente de qual seja a sua ideia, uma conversa sincera pode evitar desperdício de tempo e recursos, ambos escasso em tempo de crise.
Existe muitos tipos de Empreendedores. Dois deles são: o que vê oportunidade e tem condições de empreender (minoria em nosso país), aquele que recebe o fundo de garantia, ou uma herança e resolve Empreender e o que empreende por necessidade ou falta de oportunidade. Já ouvi “Meu Empreendimento foi acontecendo, nunca coloquei nada no papel, e tem dado certo! Parabéns! Meu desejo era que todos se tornasse grandes Empresários, mas “Seis em cada dez empresas fecham em cinco de atividade”, IBGE.
Me dói o coração quando vejo um nova loja de roupas, perto de outras 4 maiores. Uma sorveteria, no quarteirão de academias, que o povo não come açúcar pra não engordar. Se fosse, uma casa de sucos naturais, lanche integral, a chance aumentava muito, pode ser que investimento inicial fosse menor.
O que falta é planejamento? Empreendedorismo e euforia não combinam.
Seja qual você for o seu Empreendimento, se você quer melhorar, entra no site do Sebrae e preencha o Plano de Negócio, e você vai entender melhor as suas ideias. Conhecer o seu produto é o básico do básico, mas precisa saber o que o difere do concorrente. Quem são os fornecedores? Planejar o que fazer se ele falir? Quanto consigo ter em estoque? Quem são meus clientes (detalhe do Nicho de mercado, público alvo, persona)? Quem são seus concorrentes?
Não são detalhes, gaste tempo, não tenha preguiça, escrito a mão ou em arquivo, anote o máximo de informações, garanto que vai economizar no futuro.
Ajudei um cliente que já tinha o Empreendimento aberto, documentação pronta, até artes gráficas, mas tem um concorrente com o nome fantasia muito parecido. Eu não entendo da parte jurídica, nem quero entender, mas dois Empreendimento com o domínio do site (endereço), você investe em Marketing e o seu cliente potencial digita poucas letras erradas e você perde a venda. Perde por falta de planejamento.
O nome precisa ser fácil, nada de dúvidas na hora de digitar. Nomes em inglês são muito usado, analise o seu público alvo, eles sabem o que significam? Sabem escrever? E triste ter que aconselhar cliente que querem colocar na empresa sobrenome ou nomes, que não conseguimos pronunciar, muito menos digitar. Marcas como Tupperware, Givenchy, Luí Vitôn, Sandáun…gastaram fortunas com Marketing, sinônimo de qualidade e anos de mercado. Se você tem dinheiro e tempo se arrisque?
O planejamento da Presença na Web vai acontecendo junto com a construção do Empreendimento. Quando for inaugurado, Google Meu Negócio, Site Institucional e Redes Sociais já começam a divulgação da marca. Dependendo da área, vai precisar de propaganda impressa, quanto mais bem planejado, maior vai ser a economia. A dica é, imprima o mínimo, se algo mudar, a perda é menor. Já vi catálogo de produto bem feitos e impresso em papel de qualidade, material caro, os preços mudaram, lançaram outros produtos, dinheiro no lixo.
Já um Site Institucional é o seu cartão de visita na Internet. Por mais que o investimento pareça caro, não é. O preço varia de acordo com o que o seu Empreendimento precisa, vai ficar 24 horas no ar, todos os dias da semana, inclusive feriados, representando a sua marcar, sua história, seus dados de contato. Se adicionar um telefone ou celular a mais, é só alterar. Quanto mais meios para contato com o cliente, melhor. Hoje, WhatSapp é mais usado do que o telefone fixo. Cliente bem atendido volta, compartilha com os amigos, que também passam a se clientes
O leque é gigantesco para aumentar o número de clientes que compram, dependendo do que o seu Empreendimento precisa e quanto você pode gastar. Campanhas de Marketing Digital são mensuráveis, ou seja, anuncio no Google ou no Facebook, paga x por y cliques, gasta quanto puder. Configura quem visualiza, só o seu público, trabalhando só com clientes potenciais.