Você pode estar perguntando, “Por que deveria contratar alguém para criar o site da minha empresa? Se eu mesmo posso criar!Com uma ferramenta de arraste solte, eles dizem que é muito fácil?”
Já ouviu também “caiu no conto do vigário”, é uma expressão portuguesa, para foi enganado. Pode dizer que é exagero, mas depois de ouvirmos tanto sobre “bilhete premiado”, ainda tem gente que cai. Esta achando que é exagero, mas não é. Vou explicar abaixo tudo que o Site Institucional que nós desenvolvemos possui de tecnologia e regras de boas práticas. Nós entendemos a diferença que um site pode fazer para o seu Empreendimento.
O visitante, seu cliente potencial, entra no Google (tem outros Bing, Yahoo) e digita a sua área de atuação. O resultado aparece em poucos segundos. Os primeiro sites são sites anúncios, eles pagaram para estar ali, justo já que o Google, uma ferramenta fantástica precisa lucrar. Os demais, são site que foram muito bem planejado, para alcançar os primeiros lugares.
O visitante vai levar em torno de 8 segundos para escolher qual vai entrar. E mais 8, se entrar e não encontrar o que procura.
O Site do seu concorrente está lá no primeiro lugar. O produto dele é inferior ao seu, mas ele tem vendido mais. Não é justo! O visitante ligou pra ele e comprou, passou a ser cliente.
O seu Site foi feito a alguns anos, está na segunda página do Google, infelizmente a tecnologia mudou muito no últimos 2 anos. Os dados de contato estão corretos, na tela de 7″ do celular, o texto fica muito complicado de ler. A foto do produto não se ajusta e o usuário precisa arrastar para conseguir ver. As tecnologias novas, são recursivas, ou seja o site se ajusta em todas as telas, desde a TV de 55″ à de 5″ do celular.
Felizmente o Google mudou muito o algoritmo (forma) de classificar os sites, e isso nos fez mudar as técnicas de programação, eles ditam as regras e o mundo inteiro obedece, se quer estar no jogo.
Todas imagem precisam ser nítidas ao mesmo tempo, tem que ocupar pouco espaço (poucos mb), para que o visitante não precise esperar (a maioria dos brasileiros, ainda possui Internet lenta . A imagem precisa ter Título, relacionado ao assunto do site, precisa ter Descrição para o navegadores para cego lerem, porque o seu Empreendimento é inclusivo, não vai deixar as pessoas com necessidades especiais de fora, elas também compram. As imagens tem licença de uso, algumas são gratuitas outras são pagas, eu não posso usar a foto de uma pessoa sem a autorização, senão posso ser processado, ou seja, não existe mais o copiar e colar do concorrente.
Layout, é o o desenho do site, ele precisa encher os olhos, ser bonito de ver, precisa atender ao seu público alvo. Estudamos a teoria das cores, porque cada cor gera uma reação diferente no usuário, precisa condizer com a sua área de atuação e encantar o seu nicho de mercado (público alvo, persona), aquele visitante que entra realmente para entender sobre o produto, entrar em contato e comprar.
Não existe o cópia do último folder, do último catálogo. Texto para Internet precisa ser planejado, porque o Google ranking, classifica-o site a partir do significado do texto, os robôs programinhas com AI- Inteligência artificial, interpretam e entendem o significado de palavras iguais ou parecidas. Essa é a parte mais difícil para o desenvolvedor, mas é o que garante que o resultado da busca, realmente atenda o que o seu visitante procura.
Além disso, tentamos imaginar quais palavras, o visitante vai usar no Google para procurar a sua área de mercado. Elas precisam estar em evidência, pra que o Google encontre seu site e ele fique nas primeiras posições. E o visitante encontre o que procura bem rápido. Evitamos menus muito elaborados, e a necessidade de muitos cliques para chegar até o produto (usabilidade).